A Leão de Ouro é uma das mais tradicionais empresas do setor varejista de calçados de Salvador, com mais de um século de história e atualmente com 12 lojas localizadas nos principais pontos comerciais e shoppings da cidade. Conheça um pouco da nossa história e tradição.

Um sonho que começou há mais de 100 anos.

A Leão de Ouro é uma empresa com sangue espanhol. A organização nasceu, cresceu e se desenvolveu no mercado varejista de Salvador nas mãos de espanhóis ou de seus descendentes. Seu fundador foi um galego chamado Severo Gomes Pazo que abriu seu negócio no limiar desse século. Era uma pequena alfaiataria que aos poucos foi galgando posições de destaque no comércio da capital baiana.

Sapatos. O começo de uma estratégia de sucesso.

O sapato entra na história da Leão de Ouro por volta de 1944. O início foi com uma seção muito tímida de calçados que visava completar as opções para a clientela já solidificada da empresa.
Mesmo com a entrada do sapato no mix de vendas da Leão de Ouro, a confecção continua a predominar na loja.


Primeira geração. O início de uma história de vitórias.

No final dos anos 40, um talentosíssimo comerciante chamado Benjamin Castro Rey compra a empresa. Mais um espanhol, que chega para consolidar o sucesso da empresa. Com Benjamim e mais dois sócios, a Leão de Ouro muda de rumo e a seção tímida de sapatos ganha mais importância. Ele foi acompanhado de perto por sua esposa, Arlinda Silva Rey, que se transforma em uma peça fundamental para o crescimento da empresa nas décadas seguintes.

Uma estratégia à frente do seu tempo.

A partir de 1951, o sapato já ocupa posição de destaque na Leão de Ouro. Por toda a década de 50, Benjamin reinvestiu os lucros nesse seguimento e, na década de 60, a empresa vira definitivamente uma sapataria. O foco no atendimento e disposição diferenciada dos produtos nas gôndolas foram a marca registrada dessa gestão.

Um desastre e o início da superação.

Em março de 1963, um incêndio causado por um curto circuito destrói 90% da loja, consumindo em minutos o patrimônio de uma vida inteira. Mas é aí que o leão da vendas, Benjamin Castro Rey, mostra sua força.
Com o apoio da colônia espanhola e de muitos amigos, o empresário empenhou a própria casa, comprou dois caminhões de sapatos e criou o primeiro supermercado de calçados de Salvador.

Um sucesso já no primeiro dia de funcionamento que fez a família inteira chorar de emoção. Inclusive Dona Arlinda Silva Rey, esposa de Benjamin, que se mostrou uma verdadeira guerreira, cuidando de quase todos os departamentos e sendo fundamental no recomeço da loja.

Segunda geração. Novos caminhos, mais crescimento.

Com uma trajetória vitoriosa, Benjamin começa a se afastar da Leão de Ouro devido a problemas de saúde. E, em 1976, seus filhos Ariovaldo e Wanderley assumem a direção do negócio. Uma dupla tão talentosa quanto o pai, que dá início ao novo ciclo de crescimento da empresa. Nos anos seguintes, a marca aumentou sua estrutura física em cerca de 80%, abrindo diversas lojas, sendo uma delas a primeira fora da capital (em Feira de Santana).

Prêmio Lojista do Ano. Motivo de orgulho.

O grande crescimento no setor de calçados rendeu à Leão de Ouro o Troféu Lojista do Ano 1996. Um reconhecimento nacional ao trabalho realizado pelos irmãos Ariovaldo e Wanderley, que transformou a marca familiar em um case de superação e sucesso. Na cerimônia de premiação, Wanderley fez um discurso emocionado, dedicando a conquista aos pais Benjamin e Arlinda, responsáveis pelos valores que a marca carrega até hoje: honradez, seriedade e respeito às pessoas.

Terceira geração. Os tempos mudaram, a Leão de Ouro também.

Consolidada como uma empresa de referência no setor varejista, a Leão de Ouro registrou em 2001, o início da 3ª geração da família no negócio. Entram gradualmente na direção da empresa os netos do senhor Benjamim.

Uma renovação de pensamentos que trouxe a marca para o que conhecemos hoje, com um estilo mais moderno, versátil e conectado com um público consumidor cada vez mais exigente.

Um novo layout para ainda mais crescimento.

Em 2015, a Leão de Ouro avança ainda mais, inaugurando sua primeira loja fora da Bahia, no Shopping Jardins, em Aracaju. Uma novidade que dá início ao novo modelo de arquitetura da rede, com design clean, arrojado, elegante e que aos poucos será implantado em todas as lojas.